O QUE É A LUZ AZUL?

A luz visível é a região do espectro eletromagnético que o olho humano consegue perceber. É emitida por fontes de luz naturais como o sol e, também, artificiais como os dispositivos eletrônicos.

SOBRE A LUZ AZUL

A luz azul é percebida positivamente pelos olhos e, em seguida, sinaliza o cérebro para estar alerta, levando à atividade física. A retina processa a luz entrante por meio de uma infinidade de células sensíveis à luz e a canaliza para o cérebro como informação de imagem.

A luz visível é composta por raios de diferentes cores, azul entre eles. O comprimento de onda de cada raio é distinto, o dos infravermelhos é mais comprido e o dos ultravioletas, mais curto. As cores que percebemos são o resultado do reflexo de um comprimento de onda sobre uma superfície e a absorção dos restantes. Isto é, se virmos um objeto vermelho é pelo fato de a sua superfície refletir o comprimento de onda vermelho e absorver as outras cores.

ONDE A ENCONTRAMOS

Luz azul no seu trabalho diário, mas também no seu tempo livre.
Hoje, quase todos os locais de trabalho possuem uma tela de LED. Isso inclui laptops, tablets, PC’s, TV LED e smartphones, todos os quais são usados ​​intensamente diariamente. Todos esses dispositivos técnicos operam com iluminação de fundo LED. Estes emitem uma porção não naturalmente alta de luz azul.
Você só tem uma porção baixa de luz vermelha benéfica, que tem um efeito regenerativo. A luz vermelha promove a regeneração celular no corpo humano, enquanto a luz azul se opõe a ela. Muitos escritórios e espaços de trabalho são iluminados por iluminação fluorescente, isso também emite uma grande parte da luz azul.

QUAIS OS DANOS CAUSADOS?

Hoje, quase todos os locais de trabalho possuem uma tela de LED. Isso inclui laptops, tablets, PC’s, TV LED e smartphones, todos os quais são usados ​​intensamente diariamente.

A supressão da produção de melatonina leva a distorções do biorritmo. Isso pode até se estender para as horas da noite, onde se está trabalhando sob luz artificial. Esta inundação com luz azul treina o corpo para pensar que é a luz do dia, a produção de melatonina é dificultada e o biorritmo do corpo muda. A propensão natural para o sono é suprimida e o corpo reage de forma não natural, levando a sintomas de estresse e interrupção do sono.

Importante ressaltar que 1 hora de exposição a céu aberto implica em uma exposição 30x maior do que 1 hora em frente a uma tela de computador. É por isso que é tão importante usar óculos de sol com 100% de proteção UV sob o sol forte, especialmente em situações onde há muito ofuscamento, como na água ou em montanhas de neve.

Os raios UV não visíveis são, em grande maioria, filtrados pelas lentes dos olhos de forma natural, enquanto a luz azul pode penetrar nos olhos quase sem impedimentos.

  • Dano à retina

    Os olhos estão expostos a uma irritação óptica ininterrupta. Tudo o que observamos diretamente, é exibido na mácula da retina.

    A mácula é a parte mais importante da retina. Com uma maior densidade de cones, é responsável pela percepção de cores e está relacionada com a definição das imagens da visão humana.

  • Fadiga e Stress visual.

    Aparece quando os olhos têm de ver em condições de pouca ou muita luz e, também, quando devem focar durante muito tempo para verem, por exemplo, textos, vídeos ou imagens de Smartphone.

  • Síndrome Visual Informática

    A Síndrome Visual Informática é uma patologia visual de recente aparecimento que afeta uma em cada sete pessoas, que costuma aparecer sob forma de olhos vermelhos, secos, cansados e dores de cabeça.

  • DMRI - Degeneração macular relacionada à idade

    A Degeneração macular relacionada à idade é a principal causa do comprometimento visual grave em pessoas acima de 60 anos de idade. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (como a catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

COMO SE PROTEGER?

Parece obvio que lentes para uso interno não necessitem de proteção ultravioleta, mas não dispensam o uso de lentes que bloqueiam a luz azul, como a BLUE CUT.

A Allprot dispõe de proteção efetiva contra os danos causados pela exposição à luz azul por intermédio do produto BLUE CUT, como melhor forma de prevenção, porque a principal função dela é reduzir os efeitos negativos da luz azul.

Recomendamos que você tome mais cuidado ao tempo que fica em frente dos laptops, tablets, PC’s, TV LED e smartphones.

Você sabia que se você passar 48 horas de exposição à tela do computador correspondem mais ou menos ao mesmo nível de exposição que você teria em aproximadamente 20 minutos no sol ao meio-dia.

A Allprot garante uma proteção desenvolvida para adequações de lentes de segurança graduadas com melhor nitidez.